domingo, 23 de agosto de 2009

Abril.09

Abril começou, o clima já estava mais ameno, já estava começando a primavera e era incrível ver folhinhas verdes e as flores, que surgiam de um dia para outro. No Brasil eu não conseguia notar muito a diferença entre as estações do ano. Bem, quando chegamos em Hamburg, final do inverno, fazia ainda muito frio e como eu disse, teve um pouquinho de neve, e todas as árvores estavam aparentemente mortas, secas, não tinha nenhum brotinho verde na rua, nadinha, mas foi só "falar" que começou a primavera ...... os verdinhos começaram a aparecer .... dava a impressão de que tinham plantado flores a noite nas avenidas- rsrsrsr- e com o passar dos dias, as ruas, avenidas e parques começaram a ficar lindos, com tudo verde e florido.


Essa foto é dos arredores onde ficamos hospedados nos tres primeiros meses, o bairro chama-se Rotherbaum
.

Aqui foi final de março ..... com as árvores secas



Aqui é o parque Planten Un Blomen - em abril - com as árvores verdes e cheio de flores.



Aqui uma avenida, toda verdinha ... linda




No comecinho de abril o curso intensivo do Luiz tinha terminado e assim sobrou mais tempo para conhecermos juntos a cidade.

Algumas coisas aqui já nos impressionou logo de cara, por exemplo, foi transporte público.

Aqui a empresa que cuida do transporte público é a HVV ( que em alemão pronuncia assim "" "FAU" "FAU" - fala rápido para ver como fica engraçado ) .....

Bom, essa empresa tem ónibus, metro e trem, cobre a cidade toda e também liga a outras cidades, e uma coisa muito interessante é que você pode comprar tickets ou fazer um cartão ( semanal, mensal ou anual ) que dá o direito de usar todos os meios, ilimitado.

No Brasil eu nunca tinha andando de metrô, andei a primeira vez em viagens ao exterior, e de todos os lugares que conheço, posso dizer que o daqui é um dos melhores, é super limpinho, pontual, cobre a cidade toda, perfeito ! Os ónibus também são muito bons, e na área central os pontos tem painéis eletrônicos que mostram quando terá o próximo ónibus e quando não tem o painel, tem um impresso no ponto que mostra os horários que passa e as estações.

Outra coisa bem interessante é que uma vez você possuindo o ticket ou o cartão é só você guardar com você que está tudo certo, aqui não tem catraca para validar, você simplesmente entra e procura seu lugarzinho para sentar. No metrô de París você tem que passar seu ticket para conseguir passar pela roleta, aqui não, no ônibus, quando ele para, normalmente abrem 3 portas, você escolhe uma e entra, as pessoas que não tem o ticket entram pela porta onde tem o motorista e dizem para onde vai, ele cobra, e dependendo da área muda o valor, mas o ticket do ônibus começa com 1,60 ( euro ). Ah, e como fica a fiscalização ? Bem, existem fiscais que entram no ónibus e metrô, aleatoriamente e pedem para ver a carteirinha/ticket e se a pessoa não tem, paga uma multa, depois das 21:00 a maioria dos ônibus só abrem a porta do motorista, daí temos que mostrar a carteirinha, e também aos domingos e feriados, que é quando não tem os fiscais na rua, já estamos aqui há 5 meses e até hoje vi fiscal uma vez só, num domingo, no metrô, e o mais impressionante for ver que no vagão que estávamos TODOS TINHAM CARTEIRINHA !!!!!!!!!! Olha só como o povo pensa, eles sabem o que tem que ser feito e realmente fazem, vejo várias vezes pessoas entrando no ónibus e comprando o ticket, no começo eu pensava:- essa pessoa poderia simplesmente entrar, sentar e pronto, mas não, quem não tem, compra mesmo ! É muito legal ver isso ....

Para nós, o transporte publico tem sido perfeito, cada um tem o seu cartão, o do Luiz custa um pouco menos que o meu pois ele tem um desconto por conta de um convênio da empresa, ainda estamos pensando se vamos comprar carro, moramos super perto do trabalho do Luiz, 10 minutos a pé ele chega lá, usamos bastante ônibus e de vez em quando metrô, até que está tranquilo, final de semana que sentimos mais falta de ter um carro, poderíamos passear nas cidades visinhas ou até mesmo fazer pequenas viagens de final de semana, mas vamos ver, quem sabe para o próximo ano.

2 comentários:

  1. Nossa, já ouvi falar tão bem da educação dos europeus e você com essa declaração só reforça ainda mais essa boa impressão. Que legal, né? Bom, tenho uma pequena sugestão... Já que o transporte público funciona tão bem e o trabalho do Luiz fica perto... Quando quiserem fazer pequenas viagens vocês podem alugar um carro, será que não vale mais à pena do que gastar com manutenção, imposto, combustível? Beijinhos e tudo de melhor para vocês, sempre! Luana.

    ResponderExcluir
  2. Mary, adorei ler sobre as mudanças climáticas e tb sobre as diferenças no transporte público! Já havia ficado impressionada qdo vc disse que não precisariam, por enqto, de carro aí...realmente o lance aí tem qualidade! E a honestidade das pessoas?!

    ResponderExcluir