segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Final de abril

Já estávamos na metade do mês de abril e comecei um curso intesivo de inglês. Aqui o inglês é britanico e eu precisa melhorar meu ouvido e também perder o medo de falar. Recebi uma indicação de uma escola de inglês - Anglo - foi a Stefany que indicou, ela é esposa do Borges, ele trabalha na Beiersdorf também e já moram aqui há mais de um ano.

O curso teria duas semanas de duração, com aulas das 09:30 as 15:30, foi bem cansativo mas muito proveitoso. A sala tinha 4 alumas - 3 alemãs e eu. Durante as duas semanas de aula tivemos 5 professores diferente e as aulas eram divididas em 3 períodos. Para mim foi muito bom, como as outras alunas são alemãs, as vezes os professores explicarvam algumas cosinhas em alemão, me pediam desculpas, mas explicavam, e no meu caso ninguém falava portugues, então eu tinha que "me virar nos 30" e os professores também,portanto, para mim as aulas eram 100% em inglês, coisa que ajudou muito eu a perder a vergonha de falar.

As aulas ajudaram a passar o tempo e ainda estávamos morando no apartamento temporário. A nossa agente de realocação - Barbara - tinha agendado duas visitas em apartamentos mobiliados, a Barbara é alemã e fala inglês e espanhol, ela morou um tempo na Argentina para estudar espanhol, ela é muito simpática e foi muito atenciosa conosco. No dia das visitas a Barbara foi nos buscar, chegamos no primeiro apartamento e ficamos esperando a proprietária e a agente da imobiliária, quando todas chegaram fomos conhecer o apartamento. Era um apartamento pequeno com sala, cozinha, 1 quarto,banheiro e varanda. Era no térreo, tinha piso de madeira e uma cozinha linda. Aconteceram duas coisas chatas nessa visita, a primeira era que ainda tinha gente morando lá e a proprietária ia abrindo os armários e estava cheio de coisas dos moradores, achei meio estranho, e a segunda coisa (que foi a pior ) foi que quando entramos na sala a proprietária quis mostrar a varanda, foi seguindo em direção a porta da varanda e nos chamou, o Luiz como bom cavalheiro deixou eu passar na frente dele e depois a Barabara, acho que a proprietária não entendeu o gesto e achou que estávamos com medo de sair, aí ela solta a seguinte frase : "Vocês podem sair tranquilos, não estão no Brasil, em São Paulo" - fiquei chateada duplamente, primeiro pelo comentário desagradável e segundo pela imagem que as pessoas tem do nosso país. Fizemos aquela "cara de paisagem" e fomos conhecer a tal varanda, mas infelizmente a visita acabou alí. A proprietária também aumentou uma taxa, no anuncio estava um valor e pessoalmente ela disse outro. Quando saímos de lá a primeira coisa que a Barbara disse foi sobre o comentário desnecessário da proprietária, deu para ver que até ela ficou chateada.

Saimos de lá e fomos no segundo apartamento. O agente da imobiliária já estava nos esperando, nos apresentou a proprietária e fomos conhecer o apartamento que ficava no segundo andar. Esse prédio era mais novo, super bonitinho. O apartamento também era pequeno mas adoramos. Tinha uma sala grade, em "L", uma cozinha maravilhosa, um banheiro e um quarto. O problema foi que o quarto era pequeno, tinha apenas um guarda roupa de solteiro e não tinha espaço para trocar o guarda roupa ou colocar uma cômoda, ou seja, teríamos um sério problema, só tinha espaço para uma pessoa. Na entrada tinha um corredor que até caberia uma cômoda, mas ficaria feio. Estava em uma região boa, bem localizado, com o metrô perto, mas tinha esse problema do espaço, porém tinha sido o melhor de todas as visitas.

A Barbara ficou de procurar mais algum, mas deixamos esse apartamento de reserva. Um tempinho depois a Barbara encontrou outro apartamento, bem localizado, com dois quartos, sendo um suite, banheiro social, sala e cozinha, mas esse não era mobiliado. Ficamos desanimados pois ela não encontrava mais opções e insistiu em visitarmos esse apartamento e também teríamos que responder sobre o outro. Como esse apartamento não era mobiliado a Barbara nos explicou que nesse caso o proprietário e o agente da imobiliária marcam um dia de visitação e é o proprietário que escolhe para quem ele quer alugar, você vai na visita e se gostar preenche um formulário, depois o proprietário analisa e decide para quem ele quer alugar. Quando chegamos na visitação tinha uma mulher esperando, subimos, o apartamento era no segundo andar, o predio é novo, foi construido em 2005 e estava tudo novinho, adoramos o espaço, tinha piso de madeira (laminado), quartos com tamanho bom, o banheiro da suite grande e o que mais gostamos era que a cozinha era junto com sala, mesmo ambiente.Ah...sem contar o blackout elétrico em todas as janelas, bastava apenas apertar um botão que o blackout fechava tudo.

Olhamos bastante e resolvemos preencher o formulário,nada era certo, pois enquanto estávamos olhando várias pessoas chegaram.

Isso foi numa quinta feira. Na sexta falamos com a Barbara, ela estava empolgada com esse apartamento, e nós também, só estávamos inseguros por ser sem mobilia, não queríamos ter que comprar tudo novamente, decidimos não descartar o apartamento menor e pensar melhor no final de semana.

Queríamos um apartamento mobiliado porque não trouxemos nossos móveis e também não sabíamos quanto tempo iremos morar aqui, achávamos que um mobiliado seria a melhor opção. Foi um final de semana dificil, não decidimos nada, como sempre, tive uma conversa com Deus e entreguei nas mãos Dele, que o melhor para nós acontecesse e assim susseguei meu coração.

Na segunda a Barbara liga, toda feliz, dizendo que o proprietário do apartamento não mobiliado tinha nos escolhido !

Essa foi a resposta de Deus para nós, Ele decidiu.

Dia 28 de abril assinamos o contrato do apartamento e foi feita a vistoria.

Cabe lembrar aqui que dia 28 de abril é nosso aniversário de casamento, completamos 2 anos de casados assinando o contrato do nosso novo lar. Nesse dia ganhei flores da Barbara, um costume daqui, de boas vindas.

A noite saimos para jantar e ter nossa dupla comemoração.

No dia seguinte seria meu aniversário. Ainda estava tendo aula, seria o penultimo dia. As meninas do curso sabiam que seria meu aniversário e combinamos de eu levar muffins. Foi muito estranho passar a maior parte do meu dia com pessoas que não conheço, apesar de estarmos juntas há quase duas semanas elas eram bem fechadas, típicas, mas enfim, levei os muffins, elas me cumprimentaram na chegada, cada professor comeu um muffin, desejaram felicidades e assim foi o dia.

Me senti péssima, como estava na aula até as 15:30 não falei com ninguém.

Combinei com a Veri, Cesar e crianças de jantarmos a noite, e também convidei a Rosana ( uma outra amiga que mora na Alemanha há mais de dez anos).

Assim que cheguei do curso entrei na internet, li emails, amigos que escreveram dando parabens, falei com a minha mae, tia e primos no skype, cantaram parabéns, mas foi muito estranho, me senti sozinha, abandonada e esquecida o tempo todo.

Amigos que moram no exterior já tinham me falado sobre como o início seria dificil, passar essas datas longe da família e amigos, e agora posso dizer que é estranho mesmo. Não recebi nenhuma ligação, claro ! como alguém iria me ligar na Alemanha !!!

Esse finalzinho de tarde foi corrido, falei com algumas pessoas, fui tomar banho e me arrumar. Logo o Luiz chegou e saímos.

Nos encontramos no restaurante. Estava a Veri, Cesar, Dudinha, Juju e a Rosana. Foi gostoso, demos bastante risadas, principalmente quando chegou nosso prato...... era minusculo !!!!!!!!!! estava mais para uma entradinha do que para prato principal, e nem era um daqueles restaurante hiper chiques, mas tudo bem, demos mais risadas ainda e comemos...... Essas pesssoas fizeram a diferença no meu dia .Fomos embora com vontade de parar num Mac Donalds, mas estava tarde e não seria muito legal - rsrsrsrs

Quinta, 30 de abril, ultimo dia do curso, teve uma revisão e prova.

Fui correndo para casa, ansiosa, porque o dia seguinte, 01/05 também seria feriado aqui e teríamos uma viagem pela frente !!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Mary, é como já conversamos...morar longe já é dificil, em datas especiais, então, deve ser pior ainda!
    Mas vc tem muita força!
    Desejo muitooooooooo sucesso pra vcs aí!!!!!!!!

    Beijos, adoro vc, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaa.. adorei seu cantinho aqui na internet... posso estar mais perto!!
    Beijao!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mary!! Consegui me atualizar, me sinto mais pertinho de vc agora, atualiza sempre!!
    Beijos, saudades millllllllll!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, nos sabemos o quanto e duro essa vida longe do Brasil, longe das pessoas que amamos.
    Conta comigo sempre ta? Vc tem mais forca que imagina...acredita!!!

    Um super beijo

    ResponderExcluir
  5. Mary, amiga...

    Torço sempre pela sua felicidade. Desejo o melhor para você em todos os momentos da sua estadia na Europa. Deus está sempre presente na sua vida, nunca se esqueça disso. E você também sempre terá uma amiga mineirinha aqui em Itatiba de braços abertos para te abraçar, ouvir, confortar e te alegrar...

    Beijinhos.

    Luana Takata.

    ResponderExcluir